SHBOOM

Reunião 01 - 06/04/05

1) Reapresentação e objetivos do projeto. Questões burocráticas e contratuais - 15 min

2) O que será preciso compreender de acordo com os objetivos? - 30 minutos

Marca corporativa e Marca de Produto

Proponentes - Personagem e proposição

3) Como funciona uma preparação de projetos. Como estruturar o SHBOOM.

Mercado e indústria do audiovisual e séries. Bíblia, Personagem e Proponente. Exemplos.

4) QUAL O VALOR DO SHBOOM? Aprofundando na bíblia e construção do propósito e personagem.

Referências e introdução sobre obsessão cômica, goals e flaws (personagem) e manifesto.


https://youtu.be/9Wtclr8OWEs

https://youtu.be/qpGx4foRdPw

https://youtu.be/yTx0AudmKTU

https://youtu.be/HcGNqrAtsgg

https://youtu.be/r9L4AseD-aA

https://www.youtube.com/watch?v=BPSSF32oWK8

https://www.youtube.com/watch?v=sDsgkRW2hDA

A) Oficina What if? Enriquecer a possibilidade do personagem. Oficina. 45 minutos

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Síntese do exercício:

Sobre o nome e significado amplo do termo SHBOOM.

SHBOOM é um som, uma onomatopéia, uma emoção, um grito, um boom!!! SHBOOM é um estouro, um escorregão. SHBOOM é a batida do coração… um pulso, uma vibração, uma frequência, uma forma de manifestar o sentimento. A batida do pé, um abraço, uma cambalhota.

SHBOOM é um novo mundo, um caminho, uma escada de acesso, um portal para outra dimensão, a conexão com um outro universo, o universo SHBOOM. São etapas para se alcançar algo, como se fosse um jogo, um game, um aprendizado.

SHBOOM também é um gesto, um abraço, um salto, uma batida de pé ou movimento de tromba que sempre marca de alguma forma uma alteração no ambiente, um movimento, algo para quebrar o tempo-espaço e anunciar uma mudança.

SHBOOM é uma forma de conectar as pessoas para que elas aprendam algo novo. SHBOOM é um entendimento, como se eu dissesse: Hum… saquei! Entendi… SBOOMMMM… I GOT IT!

SHBOOM é uma logo que descreve um elefante nas letras, onde na palavra escrita conseguimos ver um animal, um elefante…SHBOOM.

Sobre o personagem SHBOOM. Características.

SHBOOM é um elefante.

SHBOOM também é um reflexo das emoções, sons e sensações do elefante que também são representadas por cores.

SHBOOM adora as crianças e não quer crescer!

SHBOOM está sempre muito feliz, principalmente quando utiliza de sua tromba mágica!

Sim, a tromba de SHBOOM é inteligente e incrível. Sensitiva e pronta para ajudar ela é um instrumento musical, um regador de flores e tudo aquilo que SHBOOM precisar. Em alguns momentos ela possui vida própria e ainda é um super braço para colher tudo que lhe interessa no mundo. A tromba guarda bem no fundo de SHBOOM elementos do cotidiano funcionando como um mágico e sua cartola.

SHBOOM e sua tromba são um belo padrão de dupla. O que os dois adoram fazer juntos é oferecer uma flor para todos, quando estão muito felizes!

Além da tromba SHBOOM possui orelhas potentes! Capazes de saber ouvir várias coisas diferentes como sons, palavras e músicas ao mesmo tempo. Ele tem literalmente uma memória de elefante além de gostar de cantar e ser muito falante.

SHBOOM tem os olhos atentos e gosta de pular e bater com os pés no chão quando completa uma missão ou consegue fazer algo que o deixa SHBOOM! Claro, tudo isso combinado com um grande abraço!

Essa é a sua linguagem e forma, esse é o SHBOOM!

Sobre a apropriação do nome para a metodologia ou aspectos pedagógicos.

S - Special

H - Humans

B - Babies

O - Online and

O - Off-line with

M - Moms

SHBOOM é o significado de um nome, que relaciona-se à missão desse elefante que vive para ensinar para as famílias algo importante e bonito envolvendo a educação e ensino, onde o idioma torna-se objeto de trabalho dentro de um cercamento metodológico.

SHBOOM seria a ação potencializadora dessa metodologia. Dessa maneira SHBOOM considerado como NAMING seria a sigla da descrição: Special Humans Babies Online and Offline with Moms / Mentors / Masters.

NOSSO PRIMEIRO VERBETE:

SHBOOM é uma linguagem, uma marca, um personagem. Representa uma proposição com foco no ensino do idioma inglês para crianças de 0 a 03 anos envolvendo informação, entretenimento e educação.

PENDÊNCIAS:

Receber informações e um E-BOOK da Cláudia sobre o trabalho e projeto com as crianças para o início da estruturação da Bíblia.

Trabalhar o cronograma para a próxima reunião.


Reunião 02 - 12/04/05

Recuperação do projeto e ação de organização das informações - 10 min

Bíblia - Marca Corporativa e Marca de Produto - 20 min

A) Texto Cláudia Mol e infos sobre o proponente. Infos extras colhidas no dia.

Claudia Mol é pesquisadora, criadora, professora, música e compositora. Pioneira no ensino do idioma inglês para crianças em Belo Horizonte. Citando alguns projetos que estão fora do volume encaminhado na pesquisa.

PING PONG KIDS

http://www.macmillan.com.br/colecoes.php?colecao_id=50

YOU TABBIE

https://www.google.com/search?q=you+tabbie+macmillan&source=univ&tbm=shop&tbo=u&sa=X&ved=0ahUKEwj_4ISKtdrhAhVkH7kGHV8mDuwQsxgIKw&biw=2095&bih=1075

KIDS AND SONGS

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B) Como criar um personagem '“believable” Síntese e estruturação a partir de 05 áreas. Início da organização e apresentação das áreas. A geração do caráter e personagem. Flaws and Goals - Gags. 45 min

1 - Personalidade

SHBOOM adora mel e flores, viajar e registrar seus momentos em fotos. Aprender, falar, ouvir e fazer muitos amigos. SHBOOM gosta de abraçar tudo e todos, se possível a terra. Ele ama ser um elefante criança com todas as liberdades de ser uma criança. SHBOOM com sua velocidade de memória gosta de todos os idiomas mas não gosta de excessos que o façam se sentir perturbado ou incomodado como música alta ou ruidosa. O alegre SHBOOM também não gosta de tristeza ou mesmo deixar as crianças sozinhas. SHBOOM não gosta de mentira. Atchim!!! SHBOOM é alérgico ao amendoim. O bom humor faz de SHBOOM um elefante onde o peso não o pesa. SHBOOM é focado nos seus movimentos e em sua conexão SHBOOM, onde sempre utiliza sua tromba para tocar o peito e sentir o coração das pessoas.

2 - Psicologia

SHBOOM é o espelho de toda criança. Ele não é um elefante convencido mas adora suas características e as valoriza muito. Ele não possui complexos e possui uma consciência interior muito grande. SHBOOM se vê como um grande coração.

3 - Filosofia

SHBOOM possui uma filosofia muito clara: ensinar e aprender todos os dias conectando-se com as crianças. Dialogar e se relacionar com esse universo. SHBOOM acredita que doar o que você sabe retorna como aprendizado. SHBOOM acredita nas conexões, num planeta melhor e na igualdade.

4 - Objetivos / Acertos - (O que SHBOOM faria com 1 milhão de dólares?)

Doaria esse dinheiro para algum fundo multiplicador para que que ele gerasse mais 1 milhão de dólares em prol do seu projeto, ou seja, doar para multiplicar.

5 - Defeitos / Falhas

SHBOOM é um glutão de mel! Crítico e com ausência de compaixão para aqueles que não acreditam na sua visão de mundo. SHBOOM também é um viajante de idéias e paixões… talvez um distraído muito curioso que fala muito. A alergia também é um defeito assim como a sua tromba que o torna diferente das crianças, diante de cada uma delas… deu para entender? Não liga não… SHBOOM é assim mesmo mas ficará muito bravo ou chateado se ele não conseguir ensinar algo novo hoje para alguma criança e claro, aprender também.


Reunião 03 - 20/04/05

A) SHBOOM… como eu sou? Referências e primeiras escolhas

Análises e avaliações. Exercício.

B) Início da composição das gags do personagem e roteirização. Audição da música.

WHAT’S YOUR NAME?

MY NAME? SHBOOM!

I COME FROM THE EAST

MY TRUNK IS LONG

MY EARS ARE BIG

I FLAP THEM WHEN I’M HAPPY

AND I STOMP, MY FEET

SHBOOM, SHBOOM, SHBOOM

WHAT’S YOUR NAME?

MY NAME? SHBOOM!

CAUSE I STOMP MY FEET

SHBOOM, SHBOOM, SHBOOM!



ESCOPO DO PROJETO

PARA A COMPOSIÇÃO DA ESTRATÉGIA E CRIAÇÃO DA IDENTIDADE

  1. Identidade de marca: O reconhecimento e a organização dos valores distintivos e competitivos da identidade da marca. A compreensão e o desenvolvimento das áreas da gestão da marca corporativa e da marca de produto, bens e serviços ligados ao projeto organizacional. 

  2. Estratégia competitiva: O reconhecimento da estratégia competitiva a ser adotada pelas áreas da gestão da marca corporativa e da marca de produto, bens e serviços.

  3. Naming: A Criação de nome(s) termo(s) e expressão(ões) relativo(s) à marca.

  4. Logotipia: A Criação ou revisão de logo(s), desenho de marca e simbologia de marca.

  5. Programa de Identidade Visual: A Criação ou revisão do Programa de Identidade Visual, compondo todos os elementos e signos visuais (ícones, pictogramas, tipografia/alfabeto, cores, desenhos, imagens) e a linguagem audiovisual.

  6. Jurídico de marca: A gestão projeto, análise e orientação quanto a proteção dos valores relativos à propriedade intelectual da marca envolvendo a Propriedade Industrial e o Direito Autoral abrangendo órgãos e jurisprudência relacionadas à Lei 9.279 e Lei 9.610. A gestão do registro dos termos e nomes da marca referenciados domínios de internet a serem utilizados na web.

  7. Proposta de valor: A direção para as ações voltadas à comunicação, promoção e marketing da marca nos canais de relacionamento digitais e físicos. O desenvolvimento do manifesto e discurso da marca. 

  8. Release: Criação do Release oficial referente ao discurso da marca para utilização futura em canais/veículos de comunicação e mídia editorado em documento de texto editado no formato digital (extensão.pdf) contendo de 01 a 05 laudas no(s) idioma(s): Português do Brasil.

  9. Video: A criação, direção de arte para a linguagem videográfica da marca. A redação do(s) roteiro(s) ou formato(s) e narrativa(s) videográfica(s) e sonora(s), desenvolvidas a partir da identidade da marca. A produção, a edição e a disponibilização de acervo videográfico para a utilização nos canais de relacionamento digitais e físicos. A finalização do conteúdo videográfico desenvolvido (live action, animação).

  10.  Áudio e música: A criação, direção de arte para o desenvolvimento da linguagem sonora da marca. A redação do(s) roteiro(s), narrativas e formato(s) desenvolvidos a partir da identidade da marca. A produção, a edição e a disponibilização de acervo sonoro para a utilização nos canais de relacionamento digitais e físicos. A finalização e a publicação e a distribuição do conteúdo sonoro desenvolvido.

  11. O Brandbook: Criação, editoração e impressão em meio físico e/ou digital(is) do(s) instrumento(s) conclusivo(s) sobre o plano estratégico, posicionamento e identidade da(s) marca(s) em documento editado em formato final (extensão.pdf, mp3, mp4) ou publicado na web contendo texto, imagem, conteúdo audiovisual e demais conteúdos de capacitação destinados à gestão do projeto.